Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Redução da pressão, proteção máxima

Resideo29/04/2024
Tomar um duche em vez de um banho, fechar a torneira quando lavamos as mãos ou reutilizar a água da chuva: há muitas formas de utilizar a água potável de forma responsável e sustentável. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a pressão da água nas tubagens também é um fator importante para determinar o consumo de água e a poupança de recursos da instalação de água potável. Ao utilizar válvulas redutoras de pressão, a pressão da água pode ser ajustada com precisão ao sistema e aos seus requisitos. A Resideo tem décadas de experiência na tecnologia de reguladores de pressão e explica como funcionam os reguladores de pressão e porque é que a pressão correta da água é tão importante.
Imagen
Uma pressão de água demasiado elevada pode danificar as tubagens, os acessórios e os aparelhos instalados. Especialmente à noite, quando o baixo consumo provoca o aumento da pressão ou quando ocorrem picos de pressão, criando uma carga elevada para os dispositivos ligados. Também pode ser a causa de instalações “ruidosas”, porque a água provoca turbulência nas torneiras, gerando um ruído incómodo. Além disso, quanto maior for a pressão, mais água é utilizada, por exemplo, durante a lavagem das mãos. Se a pressão for demasiado elevada, incorre-se em custos desnecessários e desperdiçam-se recursos.

Os reguladores de pressão asseguram uma pressão de água óptima

No entanto a pressão excessiva da água pode ser facilmente regulada através da utilização de válvulas redutoras de pressão no sistema de água doméstico. Como funciona exatamente?

As válvulas redutoras de pressão são normalmente utilizadas na ligação de água doméstica, diretamente a jusante do contador de água e do filtro de água potável. Assim, a água do abastecimento público de água entra a alta pressão no lado de entrada da válvula redutora de pressão e flui para as tubagens de água doméstica à pressão desejada, que é definida pelo técnico. A redução de pressão no interior da válvula baseia-se no princípio da comparação de forças: dependendo das condições de pressão, uma mola fecha ou abre mais ou menos a válvula para reduzir ou manter a pressão de entrada num valor predefinido.

Especialmente quando a pressão da água é elevada ou flutuante faz sentido instalar acessórios para regular e reduzir a pressão da água. Se a pressão média no ponto de consumo for superior a 5 bar, é mesmo obrigatório instalar um redutor de pressão.

Imagen

Válvulas redutoras de pressão Resideo Braukmann: tecnologia comprovada com um historial de décadas de sucesso

Décadas de experiência em tecnologia de água potável reúnem-se no portefólio de produtos Braukmann da Resideo, fornecendo a ligação de água potável certa para uma vasta gama de requisitos e necessidades. Já em 1939, Heinrich Braukmann, como pioneiro neste domínio, solicitou um modelo de utilidade para uma válvula redutora de pressão que tinha concebido. Com base nisto, tem havido um desenvolvimento contínuo da carteira de válvulas redutoras de pressão até aos dias de hoje, que começou por fazer parte do Grupo Honeywell e agora faz parte da Resideo. Por exemplo, a válvula Braukmann D06F da Resideo é um produto clássico nas adegas de toda a Europa, com mais de um milhão de instalações. Reduz a pressão da água e mantém-na num valor constante apesar das flutuações, protege a instalação contra danos e permite um funcionamento fiável do sistema, poupando recursos sem reduzir o conforto.

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Siga-nosPanasonic: a tua casa poupa. O planeta também.Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    13/05/2024

  • Newsletter O Instalador

    06/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial