Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Central de refrigeração CO2

KoolSys29/04/2024

Nova geração mais simples e mais eficiente a funcionar em Portugal.

Figura 1 - A KoolSys concebe e fabrica centrais de refrigeração

Figura 1 - A KoolSys concebe e fabrica centrais de refrigeração.

A KoolSys coloca em funcionamento uma central de refrigeração a CO2 transcrítico de última geração com um sistema de alta eficiência energética, na remodelação de um supermercado em Vila Pouca de Aguiar, de uma cadeia de origem francesa, Intermarché.

A KoolSys é a marca registada associada à unidade de negócio do Grupo SKK dedicada à conceção e fabrico de centrais de refrigeração. Desde 2020 que a KoolSys fabrica essencialmente centrais com fluído refrigerante CO2 para funcionar em regime transcrítico.

A tecnologia com base em CO2 é considerada como sendo a forma mais eficiente e mais amiga do ambiente para sistemas de refrigeração de média e alta potência. Os novos supermercados na União Europeia são construídos na sua esmagadora maioria nesta tecnologia com base em CO2 em regime transcrítico, para assegurar o cumprimento da normativa F-Gas que tem como último objetivo a redução, ou mesmo eliminação, da utilização dos gases fluorados nos sistemas de refrigeração.

Este sistema de alta eficiência, batizado como All-in-Ejector®, resulta dum projeto de I&D levado a cabo pela KoolSys durante 2021 e 2022. A iniciativa de Investigação e Desenvolvimento, foi lançada com o objetivo de desenvolver uma central de refrigeração a CO2 em regime transcrítico, mais eficiente do que as tecnologias existentes, em pelo menos dois dígitos percentuais de redução de consumo energético.

Figura 2 - Layout do Sistema de alta eficiência All-in-Ejector® desenvolvido pela KoolSys

Figura 2 - Layout do Sistema de alta eficiência All-in-Ejector® desenvolvido pela KoolSys.

O All-in-Ejector® utiliza um injetor, elemento regulador de alta pressão com aproveitamento de energia, de forma inovadora, constituindo parte ativa do circuito frigorífico durante todo o ano, quer em regime transcrítico quer em regime subcrítico. Por outro lado, a solução apresentada permite a utilização dos evaporadores das câmaras e móveis frigoríficos de média temperatura em regime inundado, aproveitando ao máximo a capacidade dos mesmos, sem necessidade de recorrer a um depósito adicional de acumulação de líquido, já que o depósito base tem dupla função. Esta central, sendo simples na sua conceção, com recurso a menos componentes do que o habitual, garante uma ótima performance durante os períodos mais quentes do ano, quando as temperaturas no exterior chegam a ultrapassar os 40°C, e uma excecional performance durante o resto do ano, chegando a obter um consumo 40% inferior ao da solução tradicional, com compressão paralela.

A KoolSys incluiu neste desenvolvimento a Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU) assim como o instituto SINTEF de Trondheim. O valor de investimento neste projeto ascendeu a 200.000€ e foi liderado pela equipa de Engenharia multidisciplinar da KoolSys e incluiu aturada experimentação nos laboratórios da NTNU/SINTEF.

O prof. Armin Hafner responsável pelo projeto na NTNU referindo-se a esta instalação, salienta, “Este sistema All-in-Ejector® criado pela KoolSys, é um marco fundamental no desenvolvimento do CO2 como tecnologia de refrigeração comercial. De facto, permite atingir um novo nível de eficiência energética, ao mesmo tempo que se trata dum sistema mais simples que as tecnologias disponíveis até à data. Podemos dizer que é a nova geração em tecnologia CO2 transcrítica”.

Figura 3 – Para sistemas standard instalados em Portugal Continental a poupança no consumo energético estimado é próxima de 20%...

Figura 3 – Para sistemas standard instalados em Portugal Continental a poupança no consumo energético estimado é próxima de 20%.

Segundo a KoolSys, “este desenvolvimento é um importante contributo para a sustentabilidade ambiental dos nossos clientes, uma vez que comprovadamente apresenta uma melhoria de eficiência energética de dois dígitos percentuais, o que num supermercado de média dimensão, pode representar a redução de emissão de 80 toneladas de CO2 ao fim de 10 anos de funcionamento, para além claro, da correspondente redução de custos energéticos da mesma ordem grandeza”.

O responsável pelo estabelecimento comercial refere “a renovação da minha loja, em particular do sistema de refrigeração, excedeu as minhas melhores expectativas”. De facto, nesta loja, o consumo do sistema de refrigeração pesa apenas 29% no consumo total da loja, quando habitualmente nas lojas equivalentes a refrigeração pesa mais de 40%, chegando em muitos casos a pesar mesmo 50% do consumo total da loja.

Segundo a KoolSys, “esta tecnologia irá potenciar um volume de vendas superior a 10 milhões de euros, cerca de 50%, das vendas totais da KoolSys, nos próximos 4 anos, sobretudo para exportação. Prevemos a criação de 30 novos postos de trabalho nas áreas de engenharia e outras especialidades altamente qualificadas”.

Para acelerar a disseminação desta tecnologia amiga do ambiente, a KoolSys está a comercializar este equipamento com um preço muito semelhante à alternativa clássica com compressão paralela.

O processo de registo da patente da tecnologia All-in-Ejector® de âmbito internacional está a decorrer e prevê-se que fique concluído no primeiro semestre de 2024.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosVulcanoProfei, S.L.Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)SoliusPanasonic: a tua casa poupa. O planeta também.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    13/05/2024

  • Newsletter O Instalador

    06/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial